segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Utilizando flash interno da Canon S5IS

Bem, segue uma dica interessante que o nosso amigo AlexandreS, usuário do fórum digiforum me ensinou.
Segue a mensagem na integra.

"Primeiro, usar o flash interno no modo M na S5 é complicado porque vc só tem tres níveis de potência de flash, minimo, médio e full. Aí fica realmente difícil de tentar alguma coisa. Pode tentar fazer alguma coisa baseado no número guia. O número guia do flash interno é, acho, 11 metros em ISO 100. Tenta fazer o seguinte então.
1) Coloca o flash em full;
2) Coloca o ISO em 100;
2) Seta a abertura dependendo se vc quer que alguma coisa do fundo apareça ou não. A abertura não vai influenciar no objeto fotografado, porque o tempo da luz do flash é bem pequeno. Então tenta fazer uns testes usando 1/20 e 1/60. A diferença deve ficar só no fundo.
3) Calcula a olho (se vc não tem o CHDK) a distância que vc está do objeto a ser fotografado. Digamos que seja 2 metros.
4) Divida o número guia (11) pela distância (2 metros). Essa é a abertura que vc deve usar, ou seja, aproximadamente F5.6

Tá, eu sei que é complicado, mas na época dos flashes manuais era assim. Eu sinceramente aconselho vc a usar Av ou Tv e deixar o E-TTL da cam medir a luz necessária. Eu normalmente uso Av (no tuto depois eu explico porque) ou Tv quando o ambiente já é mais ou menos iluminado e quero fazer uma foto "global". Aí uso Tv com tempo de 1/10 ou 1/15 e ISO 200.

Espero ter ajudado !! E lembre-se, se com as dicas que passei as fotos continuarem escuras, é porque o número guia é menor. Mas o cálculo é esse. "

Link: http://digiforum.com.br/viewtopic.php?p=838854#838854

É isso ai.
Abração para todos e obrigado pela dica AlexandreS

Obs.: Este é meu caderno de anotações... :)

Nenhum comentário: